Sistema de classificação



O sistema de classificação de Schroth [ 14 ] é derivado do princípio de Schroth de dividir o corpo em “blocos do corpo”. Esta descrição simbólica ajuda a explicar as alterações escolióticas como adaptações compensatórias. Os blocos do corpo representam a deformação do tronco como uma mudança em sua forma geométrica de um retângulo para uma forma de trapézio. O deslocamento lateral e a rotação, bem como a compressão no lado côncavo e a expansão do lado convexo são claramente visíveis. Na posição estática estática, os blocos do corpo devem ser alinhados perpendicularmente ao centro de gravidade integrado na linha sacral central (CSL). A assimetria do tronco escoliotico é uma perda de simetria e mostra os blocos distorcidos e descentrados.

( Um , b , c , d ): Schroth Blocos de corpo. O sistema Schroth de classificação da curva de escoliose é derivado do princípio de Schroth de dividir o corpo em “blocos de corpo” como figuram anatomicamente ( a ) e esquematicamente ( b ). A escoliose causa …

O sistema de classificação de Schroth fornece a direção do desvio lateral e a rotação dos principais blocos corporais importantes (curvas principais) e uma orientação clara para o plano de terapia padronizado, que inclui o diagrama de terapia, o programa de exercícios com exercícios caseiros e a técnica de mobilização necessária. .

De acordo com o sistema de classificação de Schroth, os diferentes tipos de escoliose sempre começam com a curva principal e são seguidos por curvas secundárias relevantes.

As letras maiúsculas representam os blocos do corpo e as letras minúsculas descrevem a direção do desvio lateral e a rotação: direita = ri, esquerda = le. Blocos de corpo de Schroth:

H – Bloco hip-pélvico, incluindo os membros inferiores atingindo a vértebra da extremidade inferior (LEV) da curva lombar.

L – Bloco lombar fechado pela vértebra da extremidade superior (UEV) e LEV da curva lombar ou curva toracolombar, respectivamente.

T – Bloco torácico entre UEV e LEV da curva torácica.

S – O bloqueio do ombro representa a curva torácica cervical (proximal) localizada entre UEV da curva torácica e UEV da curva torácica proximal.

O seguinte é uma visão geral das classificações:

Escoliose torácica (significa que a curva principal está localizada na coluna torácica e a curva pode ser à direita ou à esquerda).
Toráico apenas.
Thoracic com lombar ao lado oposto com quadris no centro.
Toráxis com lombar e quadris que se projetam para o lado oposto da curva torácica (juntamente com a lombar).
Escoliose lombar (significa que a curva principal está localizada na coluna lombar, e a curva pode ser à direita ou à esquerda).
Lombar apenas com os quadris que se projetam para o lado oposto da curva.
Curva lombar com tórax e quadris que se projetam para o lado oposto da curva lombar.
Curvas lombares e torácicas com quadris no centro.
Deformidades do plano sagital, incluindo aumento da cifose torácica (parte traseira redonda), diminuição da cifose torácica (liso) e aumento da cifose lombar ou perda da lordose anatômica normal (curva) da coluna lombar.
Indicações e objetivos de tratamento
A indicação de tratamento para o método de Schroth baseia-se nas diretrizes do SOSORT [ 9 ].

Ambos os tratamentos individuais e grupais compartilham esses mesmos objetivos:

Correções proletárias da coluna vertebral para evitar a cirurgia.
Treinamento postural para evitar ou desacelerar a progressão.
Informações para apoiar um processo de tomada de decisão.
Ensinando um programa de exercícios caseiros.
Apoie ajuda para auto-ajuda.
Estratégias de prevenção e enfrentamento da dor.
Específicos da idade
O método de Schroth é usado principalmente para escoliose idiopática, incluindo AIS e escoliose idiopática juvenil tardia (JIS). Pessoas com escoliose com início precoce (EOS) e adultos são tratadas com princípios modificados. As deformidades do plano sagital, como hiper-cifose (cifose de Scheuermann) e lordose (costas invertidas) também podem ser tratadas com exercícios Schroth. O tratamento de JIS envolve também um método Schroth menos intenso e modificado. O tratamento do AIS usando princípios rígidos de Schroth visa prevenir a progressão da curva antes do final do crescimento. O tratamento da escoliose de início adulto implementa um método Schroth modificado com base na gravidade da dor e no grau e rigidez da deformidade espinhal.