História



Katharina Schroth, nascida em Dresden, Alemanha, em 1894, sofria de escoliose moderada e submeteu-se a tratamento com uma cinta de aço antes de decidir desenvolver uma abordagem mais funcional para tratar sua escoliose e melhorar sua qualidade de vida. Inspirado pelo modo como um balão é inflacionado, em 1910 ela tentou corrigir sua própria deformidade, respirando as vibrações do tronco na frente de um espelho. Ela reconheceu que a correção postural 3D só poderia ser alcançada com uma série de exercicios corretivos projetados para suportar uma postura corrigida e alterar a percepção postural da pessoa que sofre de escoliose. Os princípios da correção ativa da postura 3D, respiração corretiva,

História do método Schroth. Katharina Schroth com sua filha, Christa Lehnert-Schroth ( canto superior direito ). Pacientes com escoliose exercitando ao ar livre no Katharina Schroth Klinik ( inferior direito , esquerda )

Em 1921, o sucesso de Katharina Schroth com sua própria escoliose estava atraindo atenção e, com a ajuda de sua filha, Christa Lehnert-Schroth, começou a tratar os outros com escoliose em seu pequeno instituto em Meissen, na Alemanha. No final da década de 1930, o método de Schroth foi amplamente reconhecido como o melhor método de tratamento de escoliose conservador em toda a Alemanha. Após a Segunda Guerra Mundial, Katharina Schroth e sua filha se mudaram para a Alemanha Ocidental e abriram um instituto em Bad Sobernheim, que logo se transformou em uma clínica de tratamento de escoliose em grande escala que atendia mais de 150 internados de cada vez [ 14 ]. Na década de 1980, o instituto foi renomeado como Asklepios Katharina Schroth Klinik.

Hans-Rudolf Weiss, cirurgião ortopedista e neto de Katharina Schroth, foi o diretor médico do Centro de Reabilitação Asklepios Katharina Schroth de 1995 a 2008. No verão de 2009, ele abriu sua própria prática para ortopedia e reabilitação e agora oferece novos Conceitos de reforço e fisioterapia com base no método de Schroth. Ele realizou e publicou uma quantidade substancial de pesquisas que apoiam a eficácia do método Schroth para melhorar o ângulo Cobb, o ângulo de rotação do tronco, a capacidade vital, a dor, a qualidade de vida, bem como a eficácia do reforço na redução da necessidade de cirurgia.

Hoje, o Asklepios Katharina Schroth Klinik acomoda 200 internados e possui uma lista de espera para seus cursos de tratamento de renome. Christa Lehnert-Schroth (1924-2015) esteve envolvida no tratamento de mais de 10.000 pacientes com escoliose ao longo de sua carreira de 50 anos no Asklepios Schroth Klinik.